Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-17 às 15h23

Novo Programa Europa Criativa reforçado em mais 1,1 mil milhões de euros

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, preside à abertura da conferência para lançamento do programa Europa Criativa, 17 junho 2021 (Foto: João Bica)
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, presidiu à abertura da conferência para lançamento do programa Europa Criativa, destinado a apoiar setores culturais e criativos, no período 2021-2027, e que conta com mais 1,1 mil milhões de euros, em relação aos 1,4 mil milhões do quadro financeiro anterior (2014-2020).

Na sua intervenção, Graça Fonseca destacou o impacto da pandemia no setor - um dos mais afetados pela crise - e mostrou confiança no programa Europa Criativa, com a afirmação da Cultura como «forte alicerce europeu» e «eixo estratégico na recuperação europeia». Referiu-se também ao Plano de Recuperação e Resiliência, que visa em particular o apoio ao património, às redes e à transição digital, em Portugal, em consonância com os objetivos europeus.

O programa Europa Criativa tem como objetivo garantir a salvaguarda a promoção da diversidade cultural e linguística europeias e reforçar a competitividade dos setores cultural e criativo, para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

A dotação de 2,44 mil milhões de euros do programa destina 58 % ao subprograma Media, 33% à vertente Cultura e 9% para a área Transetorial, de cruzamento de setores, que também inclui uma alínea de apoio aos «media noticiosos».

O apoio aos setores da música, o aumento de margens de financiamento para projetos de pequena escala e um «foco na inclusão», nomeadamente de refugiados, e na «promoção do talento feminino» são outros novos vetores destacados entre as novidades do programa.
Áreas:
Cultura