Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-22 às 14h59

Novo Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Moçambique com dotação de 80 milhões de euros

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves, na assinatura do Programa Estratégico de Cooperação, Maputo, 22 novembro 2021
O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves, assinaram em Maputo o novo Programa Estratégico de Cooperação para o período entre 2022 e 2026, com um valor indicativo de 80 milhões de euros.

Francisco André referiu que este valor representa um reforço de 12 milhões de euros face ao programa que termina em 2021 e é um sinal de que «o trabalho está a correr bem» e de que vai chegar a novas áreas.

A educação e a saúde vão continuar as ser as áreas fundamentais, com maior investimento de Portugal, mas a cultura, a capacitação institucional, a ajuda humanitária e as atividades de resiliência, a par de outros setores, como a cooperação na área da segurança, fazem também parte dos planos.

A verba inicial aponta para 80 milhões de euros mas o Secretário de Estado reconheceu que este valor pode aumentar «assim as nossas autoridades, organizações, sociedade civil e todos os parceiros tenham essa capacidade de trabalhar». «Nós estamos disponíveis para aumentar esse envelope ao longo da vigência», acrescentou.

Uma das prioridades da cooperação estratégica é também a transição económica, duplamente verde e digital. «Num mundo pós-pandemia, os dois países devem fazer uma recuperação económica que seja justa, que não deixe ninguém para trás, e que sirva para combater a desigualdade de oportunidades», disse Francisco André.

Portugal já entregou 547 mil vacinas contra a Covid-19 a Moçambique e o Secretário de Estado afirmou que em dezembro serão doadas mais duas centenas de milhar.