Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-02 às 17h45

Novo Espaço Cidadão de Almeida permite alargar o acesso aos serviços públicos digitais no distrito da Guarda

O Espaço Cidadão de Almeida, inaugurado pela Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, vai servir uma população de 7 242 habitantes, que passam a ter acesso facilitado a um total de 237 serviços públicos digitais, de 18 entidades.

A Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa afirmou que a rede de Espaços Cidadão é um modelo de sucesso, «que assenta nas pessoas, quer nos trabalhadores públicos que prestam o serviço, quer nos cidadãos que a ele recorrem e dele beneficiam». 

Fátima Fonseca sublinhou ainda a intervenção cada vez maior das autarquias locais no desenvolvimento destes serviços, que beneficiam as populações pela sua proximidade.

A instalação do Espaço do Cidadão de Almeida teve origem no protocolo celebrado entre o Município e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), responsável pela instalação do espaço físico com mobiliário e equipamento informático, pela formação dos mediadores de atendimento e pelo apoio telefónico e operacional. 

As instalações dispõem de quatro postos de atendimento e, entre os serviços disponibilizados, destacam-se a revalidação da carta de condução, o pedido de certidões de registo civil, a obtenção de caderneta predial, a entrega do IRS (categorias A e H), a marcação e o cancelamento de consultas, a alteração da morada do Cartão de Cidadão e o pedido de Chave Móvel Digital.

Em todo o País existem mais de 600 Espaços Cidadão e o número de atendimentos nesta rede já ultrapassa os 1,2 milhões de pessoas.