Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-18 às 13h46

Novo Espaço Cidadão de Alcântara aproxima serviços das pessoas

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, na abertura do Espaço Cidadão de Alcântara, Lisboa, 18 novembro 2019
O novo Espaço Cidadão de Alcântara abriu portas, esta segunda-feira, no Mercado Rosa Agulhas. Os cidadãos podem agora contar com seis Espaços Cidadão no concelho de Lisboa (Alto Comissariado para as Migrações, Benfica, Misericórdia, Santo António, Lumiar e Alcântara) e 610 em todo o território nacional.

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que esteve presente na abertura, destacou a importância deste espaço para aproximar os serviços de quem deles efetivamente precisa, suprindo as dificuldades no acesso direto e autónomo dos cidadãos aos serviços públicos prestados eletronicamente. 

No total, os Espaços Cidadão já receberam mais de 1,2 milhões de pessoas, sendo que destas mais de 74 mil recorreram os serviços instalados em Lisboa.

A instalação desta rede conta com o apoio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), através da capacitação do espaço físico com mobiliário e equipamento informático, da formação dos mediadores de atendimento e do apoio telefónico e operacional.

Os Espaços Cidadão disponibilizam dezenas de serviços, sendo a revalidação carta de condução (IMT), a entrega de documentos de despesa (ADSE), o pedido de Registo Criminal (DGAJ), a alteração da morada do Cartão de Cidadão (AMA) e o pedido de Chave Móvel Digital (AMA) os mais solicitados.

Na cerimónia de abertura também estiveram presentes a Secretária de Estado da Inovação e de Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, e o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.