Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-10-26 às 10h40

Novo ênfase no Planeamento e gestão estratégica dos fundos europeus

Os governantes da área do Planeamento do novo Governo chefiado pelo Primeiro-Ministro António Costa, tomaram posse numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

A área do Planeamento é uma das áreas transversais do Governo, agora mais focada na definição de um pensamento estratégico sobre o papel das políticas públicas no desenvolvimento e investimento nacionais. 

Mantém as funções de coordenação global e gestão transversal dos fundos europeus do atual Portugal2020, ao mesmo tempo que será responsável pela negociação e aplicação em Portugal do futuro período de programação (2021-2027).

Com o intuito de criar um Estado mais forte, moderno e competente, será responsável pela reconstrução, no seio da Administração Central, das competências necessárias ao planeamento e análise prospetiva.

Além do Ministro Nelson de Souza (que transita do anterior Governo), inclui o Secretário de Estado do Planeamento, José Mendes (que era Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade do Governo anterior).