Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-22 às 13h26

Novo Bauhaus Europeu tem «importância crucial» para as metas climáticas a alcançar pela UE

Primeiro-Ministro na Conferência de Alto-Nível New European Bauhaus
Primeiro-Ministro António Costa intervém na Conferência de Alto-Nível sobre a Nova Bauhaus Europeia, Mafra, 22 abril 2021
O Primeiro-Ministro António Costa participou na abertura da Conferência de Alto-Nível sobre a Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), uma iniciativa da Comissão Europeia, da presidência portuguesa da UE e do BEI, que é «um convite para explorar novas e melhores maneiras de viver juntos».

O Primeiro-Ministro participou nesta iniciativa, lançada pela Comissão Europeia em janeiro, que visa aliar um movimento cultural e estético com a transição climática, através da mobilização de designers, arquitetos, engenheiros ou cientistas para «reinventar um modo de vida sustentável».

«Ao combinar arte e conhecimento científico sob o mesmo teto, para o benefício de toda a sociedade, a Novo Bauhaus Europeu pode contribuir para a construção de um futuro melhor garantindo que os edifícios e móveis de amanhã não sejam apenas mais sustentáveis, eficientes e inclusivos, mas também mais bonitos», disse.

António Costa afirmou que «cem anos após o lançamento da Bauhaus, num continente devastado pela Primeira Guerra Mundial, a Novo Bauhaus Europeu traz de volta a arte e a arquitetura à sua missão social, adaptando as cidades às necessidades humanas e trazendo o Acordo Verde Europeu (European Green Deal) para nossas vidas e nossas casas».

A Nova Bauhaus Europeia, nas suas cinco dimensões – melhorar a sustentabilidade, estética, inclusão, acessibilidade e custo da habitação e dos ambientes residenciais –, «é de extrema importância para garantir que possamos cumprir o nosso compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em 2050».

A União Europeia está a tentar assegurar que a recuperação social e económica provocada pela pandemia assente na «transição verde e digital», sublinhando o Primeiro-Ministro que essa recuperação deve também «traduzir-se em melhorias reais» na vida dos cidadãos.

Na sessão de abertura, para além de António Costa, estiveram também presentes o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e a Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.