Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-07 às 18h54

Nova lancha de patrulhamento é «reforço decisivo» do papel da GNR como guarda costeira

Lancha de patrulhamento costeiro da GNR Bojador representou um custo de 8,5 milhões de euros
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a nova lancha de patrulhamento da Guarda Nacional Republicana é um «reforço decisivo do papel da GNR como guarda costeira, permitindo uma capacidade de vigilância costeira com grande autonomia, até 1.500 milhas».

Em Lisboa, na cerimónia alusiva ao papel da GNR como Guarda Costeira - que marcou a entrada ao serviço da lancha Bojador, representando um investimento de 8,5 milhões de euros com 75% desse valor financiado por verbas comunitárias -, o Ministro salientou que a lancha faz parte de um plano de aumento de vigilância costeira que está a ser implementado.

Eduardo Cabrita destacou que a Região Autónoma da Madeira tem quatro radares em pleno funcionamento e em breve terá também uma embarcação ligeiramente menor que a Bojador, enquanto o sistema de vigilância costeira dos Açores também está a ser alargado.

A Unidade de Controlo Costeiro é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da GNR em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das regiões autónomas, competindo-lhe, ainda, gerir e operar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), distribuído ao longo da orla marítima.

A Bojador foi adquirida no âmbito do Fundo para a Segurança Interna e é uma das 48 embarcações que pertence à Unidade de Controlo Costeiro. Vai permitir estar mais tempo em mar e a cumprir as atribuições e competências a nível da vigilância, interceção e controlo de embarcações.