Um mural com reflexões sobre a importância da educação e formação para a reinserção social da população reclusa foi o vencedor do Prémio Europeu da Educação 2019, atribuído pela European Prison Education Association.
O trabalho foi realizado por formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos do Estabelecimento Prisional do Montijo e elaborado a partir de debates que foram organizados pela Equipa Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Montijo, da Associação Portuguesa de Educação nas Prisões .
A obra já tinha sido premiada pela Associação Portuguesa de Educação nas Prisões, membro afiliado da EPEA, que, em igual concurso nacional, havia atribuído o 1º lugar, em 2019.
Este prémio internacional permite a participação gratuita de um elemento da Equipa Pedagógica na 18th EPEA International Conference, a realizar em 2021.
Segundo a Associação Portuguesa de Educação nas Prisões, este encontro possibilitará a oportunidade de privar de perto com diversos especialistas a nível mundial na área da Educação nas Prisões, proporcionando ainda um contacto privilegiado com o que de mais recente e inovador vem sendo realizado e o desenvolvimento de competências, troca de saberes e experiências com demais atores neste campo.
A European Prison Education Association é uma instituição com assento no Conselho da Europa.