Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-16 às 16h53

Modernização do Estado terá efeito positivo de 270 milhões de euros

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, durante uma sessão da Portugal Smart Cities Summit, Lisboa, 16 novembro 2021
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, afirmou que a modernização do Estado terá um efeito positivo para a economia de 270 milhões de euros.

Em Lisboa, durante uma sessão da Portugal Smart Cities Summit, a Ministra referiu que o objetivo derradeiro da modernização do Estado é melhorar os serviços prestados a cidadãos e empresas e tem um real impacto económico, contribuindo para reduzir os custos de contexto que condicionam a competitividade das empresas.

«É possível estimar que, para os 20 serviços públicos mais procurados, no fim deste processo de modernização pouparemos 14 milhões de horas de espera. Se transformarmos este tempo em horas de trabalho, e considerando que pode ser quase integralmente poupado este tempo com o agendamento centralizado, obteremos um benefício para a economia de 270 milhões de euros», destacou, referindo-se ao investimento previsto para o Portal Único dos serviços públicos no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Plano de Recuperação e Resiliência prevê ainda a criação de uma linha telefónica única para o atendimento público, bem como a abertura de 20 novas lojas de cidadão, 300 novos Espaços Cidadão e 12 Espaços Cidadão Móvel.

Alexandra Leitão frisou que a crise pandémica «veio tornar o digital incontornável e urgente e a administração pública central e local tem liderado esta transformação em Portugal», com o Governo a trabalhar para fazer chegar os fundos do PRR às autarquias e permitir «o reforço das competências digitais e a qualificação dos trabalhadores dos municípios e das freguesias».

«A tecnologia e digitalização são ferramentas fundamentais para combater a baixa densidade populacional. Isto não só resolve problemas de habitação, de mobilidade, de escassez de recursos, e por isso estamos também a criar condições para que as pessoas possam decidir trabalhar remotamente onde queiram e tornando isto possível através da portabilidade do posto do próprio posto de trabalho que a tecnologia hoje permite», acrescentou.