Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-03 às 17h17

Ministros do Trio de Presidências da União Europeia discutem Defesa Europeia

Os Ministros da Defesa de Portugal e da Alemanha, João Gomes Cravinho e Annegret Kramp-Karrenbauer, e o Secretário de Estado da Eslovénia, Uroš Lampret, reuniram-se em videoconferência para fazer um balanço da evolução da política de defesa europeia.
 
Neste encontro, que ocorre a cerca de um mês da Reunião Informal dos Ministros da Defesa, em Lisboa, que terá lugar nos dias 2 e 3 de março de 2021, foram analisados os desenvolvimentos relacionados com a Bússola Estratégica, a Estratégia da União Europeia (UE) para a Segurança Marítima e as Relações Transatlânticas.
 
«Com o objetivo comum de fortalecer a capacidade de ação da União Europeia, estamos a definir os próximos passos para desenvolver um dos nossos principais projetos comuns – a Bússola Estratégica. A nossa ação conjunta baseia-se em interesses comuns e isso exige uma análise aprofundada do mundo de hoje e de amanhã», definiram.
 
Os Ministros concordaram com a necessidade de aprofundar o diálogo sobre a Bússola Estratégica com base na primeira análise de ameaças da UE, identificando passos concretos para fazer o processo avançar e garantindo a plena participação de todos os Estados-Membros da UE.
 
Na sequência da adoção das Presenças Marítimas Coordenadas, pelo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros, o Trio discutiu possíveis medidas que permitam uma rápida operacionalização da iniciativa no Golfo da Guiné, definida pela UE como a primeira Zona Marítima de Interesse da União.
 
Por fim, no âmbito das Relações Transatlânticas, os governantes de Portugal, Alemanha e Eslovénia analisaram os temas mais importantes a tratar com a nova administração dos Estados Unidos da América e relativos às relações UE-NATO, que serão abordados na próxima Reunião Informal dos Ministros da Defesa em Lisboa. 
 
Discutiram ainda medidas para operacionalizar o novo Mecanismo Europeu para a Paz, que permitam treinar e equipar parceiros em missões de formação.
 
Esta foi a primeira reunião do Trio durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, dando continuidade a uma prática já estabelecida de contactos regulares entre os membros do Trio, Alemanha, Portugal e Eslovénia, que se manterá nos próximos meses. A última reunião por videoconferência do Trio ocorreu a 10 de dezembro de 2020.