Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-01 às 13h39

Ministros da Saúde da União Europeia sublinham necessidade de acelerar vacinação

Ministra da Saúde, Marta Temido, antes da reunião informal de Ministros da Saúde da União Europeia, Lisboa, 1 março 2021 (Foto: António Pedro Santos/Lusa)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que a implementação dos Planos Nacionais de Vacinação foi um dos três temas principais abordados durante a reunião informal dos Ministros da Saúde da União Europeia, que contou ainda com a presença do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e da Agência Europeia do Medicamento.

Na conferência de imprensa após a reunião, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a Ministra salientou que os Estados-membros «identificaram a necessidade de acelerar, em conjunto, o alinhamento entre a resposta da ciência e a resposta da indústria no sentido de os contratos celebrados pela Comissão poderem ser cumpridos, garantindo a implementação dos Planos Nacionais de Vacinação o mais rapidamente possível».

Marta Temido reiterou os objetivos que foram propostos pela União Europeia de vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos até ao final de março, bem como os profissionais de saúde e profissionais de apoio aos profissionais de saúde, além de atingir os 70% de toda a população da União Europeia até ao final do verão.

Durante a reunião, foram também abordados dois outros temas-chave, afirmou a Ministra. «As variantes em circulação e as várias estratégias essenciais para a deteção precoce, sequenciação genética e contenção, e as estratégias de teste, sublinhando a importância de haver uma orientação uniforme e coordenada ao nível dos Estados-membros».

A Ministra da Saúde referiu ainda que os Ministros da Saúde debateram a possibilidade de implementação de «certificados de vacinação e outros documentos úteis ao reconhecimento mútuo do estado de saúde de cada cidadão da União Europeia».