Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-25 às 18h33

Ministro do Mar visita Mértola no âmbito de projeto de navegabilidade do rio Guadiana

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na reunião com as partes envolvidas no projeto de navegabilidade do rio Guadiana no troço Pomarão-Mértola, 25 junho 2021
O Ministro do Mar reuniu-se com as partes envolvidas no projeto de navegabilidade do rio Guadiana no troço Pomarão-Mértola. A visita de Ricardo Serrão Santos iniciou-se com um percurso no rio para avaliar o potencial que resultará da atualização deste percurso fluvial.

A bordo encontravam-se o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, o diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, e o diretor-geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante Carlos Ventura Soares. 

A última fase da obra de navegabilidade do baixo Guadiana visa aumentar a segurança no rio, preservando os valores ambientais e culturais, por forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável com benefícios socioeconómicos para toda a população.

«Assistimos a um esforço de desenvolvimento feito também em prol da recuperação da natureza, no sentido de que os rios tenham melhor qualidade das suas águas», congratulou-se o Ministro do Mar, no debate posterior, na Câmara Municipal de Mértola, com a participação de autarcas de outras localidades banhadas pelo Guadiana, sobre como conciliar a atividade humana com as características ambientais existentes.

«A cooperação entre entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, nomeadamente com a região espanhola fronteiriça da Andaluzia, é fundamental para encontrar os instrumentos financeiros e desenhar as soluções mais adequadas. É preciso acelerar os planos existentes e podem contar com as entidades do Ministério do Mar», acrescentou Ricardo Serrão Santos.

A intervenção para o aumento da navegabilidade do rio Guadiana tem três troços. No troço Pomarão-Mértola, a ação da DGRM pretende permitir a utilização de embarcações com até 1,8 m de calado. Este troço do rio insere-se em área protegida do Parque Natural do Vale do Guadiana e apresenta considerável sinuosidade e fundos parcialmente rochosos. 

Os trabalhos serão alvo de Estudo de Impacto Ambiental, estando previstas ações no âmbito da navegabilidade e sinalética, às quais se poderão suceder medidas para renovar as infraestruturas no porto de Mértola e medidas de divulgação das novas atividades socioeconómicas. 
Tags: rios
Áreas:
Mar