Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-29 às 21h48

Ministro do Mar visita Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar

Ministro do Mar e Secretária de Estado das Pescas na entrega de equipamentos de proteção individual à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, Póvoa do Varzim, 29 setembro 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, entregaram esta terça-feira, na Póvoa de Varzim, equipamentos de proteção individual à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar APMSHM, resultado de uma candidatura apresentada por esta organização, no âmbito das medidas de proteção e segurança à face à Covid-19. 

A medida representou um investimento de 122 mil euros, com um apoio público de cerca 119 mil euros. 
 
Na visita à APMSHM, o Ministro lembrou que já se realizaram mais de 1700 testes a pescadores por todo o País, com o apoio das organizações de produtores e associações de pescadores. 

Foram também feitas 28 ações de sensibilização no âmbito das práticas de segurança a bordo relacionado com a Covid-19, ministradas pela Marinha Portuguesa.

Em relação à minimização do impacto da pandemia no setor da pesca e aquicultura, Ricardo Serrão Santos lembrou que foi alterado o regulamento comunitário relativo a medidas específicas, de forma a compensar a perda de rendimento, que, no caso da pesca, resultam igualmente na redução do esforço de pesca. 

«Para o efeito foram alocados 7 milhões de euros de apoio público, tendo sido até ao momento aprovadas candidaturas que representam mais de 4 milhões de euros», explicou.

O Ministro disse ainda que «considerando os recentes casos positivos de Covid-19 em algumas embarcações de pesca, foi determinado proceder à alteração das 3 Portarias que regulamentam as paragens temporárias, aumentando o período do apoio às situações de paragem da embarcação como consequência das medidas de isolamento ou isolamento profilático determinadas aos tripulantes».

Ricardo Serrão Santos reafirmou o «apreço pelo trabalho incansável e meritório» da associação e disse estar certo de que «continuaremos a ser parceiros em defesa do setor das pescas e da melhoria das condições de trabalho e segurança das mulheres e homens que dedicam a sua vida ao mar».
Áreas:
Mar