Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-13 às 12h39

Ministro do Mar saúda consciência de sustentabilidade do projeto Culatra 2030

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, saudou os membros e promotores institucionais da iniciativa Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável, e, «de uma forma muito especial, a comunidade da ilha da Culatra», numa mensagem gravada para ser transmitida no Workshop Internacional «Culatra, Uma Comunidade Energética Sustentável». 

O Ministro recordou que a sua «ligação a ilhas vem de longe» e que, sem ter nascido numa ilha, se transformou num ilhéu pela sua vida nos Açores, acrescentando que sempre viu as ilhas como «laboratórios naturais de investigação, mas também de práticas e políticas de desenvolvimento sustentável».

Ricardo Serrão Santos disse que tem seguido «com muito interesse e franca expectativa o projeto Culatra 2030», que considera «uma verdadeira iniciativa para a construção de uma economia circular num contexto de práticas de mitigação e adaptação às alterações climáticas».

«Na ilha da Culatra desenvolve-se uma consciência de sustentabilidade e equilíbrio ambiental muito importante», afirmou, acrescentando que «a aquacultura, a pesca e o turismo são fontes de rendimento, mas também desafios em termos de impactos nos ecossistemas, se não forem devidamente regulamentadas e geridas».

Serrão Santos vê no projeto Culatra 2030 «um feliz esforço que alia o conhecimento científico com as iniciativas empresariais e a sociedade, ao mesmo tempo que desafia os decisores políticos para uma melhor governação assente nas oportunidades de inovação e organização social».

O Ministro lamentou não poder estar fisicamente presente, mas garantiu que «o Ministério do Mar não se alheia nesta matéria e quer participar dos melhores exemplos do projeto Culatra 2030, pelo que estamos representados pelo ‘ativista da causa’, o Secretário de Estado das Pescas José Apolinário», desejando sucesso a esta iniciativa. 

A ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira da Ria de Faro, pertencendo também a este município.

Áreas:
Mar