Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-12 às 19h05

Ministro do Mar realiza Roteiro da Economia Azul em Aveiro

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visita empresa Composite Solutions, Aveiro, 12 outubro 2020

Numa manhã dedicada ao Roteiro do Empreendedorismo e Economia Azul, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pela Diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Rodrigues Regalado, visitou esta segunda-feira a empresa Composite Solutions que projeta, produz e instala equipamentos marítimos, nomeadamente boias, plataformas, dispositivos para medição das condições do mar e vigilância, para aplicações diversas: energias renováveis, captação de água, telecomunicações, aquicultura, entre outras. O Ministro inaugurou as instalações e viu alguns dos projetos em curso, como uma boia para produção de energia das ondas ou a transformação de embarcações de pesca em casas flutuantes.

De seguida, o Ministro e a Diretora-geral de Política do Mar, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, visitaram a Algaplus, empresa de cultivo de macroalgas marinhas autóctones da costa do Atlântico, num sistema pioneiro de aquacultura sustentável com certificação biológica. O negócio do cultivo de macroalgas está em crescimento a nível internacional, dada a sua importância para a alimentação humana.

O Ministro visitou todo o ciclo de produção, desde a maternidade ao processamento, e saudou a aposta na inovação, na investigação e desenvolvimento e também a ligação ao programa Escola Azul e à literacia do Oceano.

A empresa, que tem projetos em curso financiados pelo Fundo Azul e pelo Programa Mar 2020, está agora a investir também na produção biológica de robalo e dourada, com a primeira pesca prevista para o corrente mês de outubro.

À tarde, o Ministro participou na sessão pública de apresentação da proposta de Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, na Universidade de Aveiro. Uma sessão muito participada, com perguntas do público presente no auditório, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e outros autarcas, investigadores de ciências do mar, e representantes do setor da pesca e da aquicultura.

Áreas:
Mar