Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-13 às 18h54

Ministro do Mar quer proteger o Coral Vermelho

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanha trabalhos do Centro de Ciências do Mar, Albufeira, 13 julho 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhou ao largo de Albufeira, no Algarve, os trabalhos de uma equipa de cientistas do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que estão a mapear a distribuição de coral vermelho (Corallium rubrum) na costa portuguesa.
 
O Coral Vermelho é uma espécie vulnerável, alvo de apanha ilegal e outras ameaças e que Ricardo Serrão Santos está empenhado em proteger. 

A área governativa do Mar está a preparar, conjuntamente com a área governativa do Ambiente e Ação Climática, legislação específica para o efeito. 

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo Governo e que prevê coimas elevadas.
 
O Ministro referiu também que está já em consulta pública um novo decreto-lei sobre o licenciamento de pesca que irá conter um artigo com uma referência especial à proibição da pesca do Coral Vermelho.

O Coral Vermelho é um animal crescimento extremamente lento, com taxas de crescimento inferiores a 0,5 milímetros por ano, encontrando-se colónias deste coral com mais de 100 anos de idade. 

A espécie é muito vulnerável a ameaças como a apanha ilegal, para joalharia e objetos decoração, e redes de pesca. 

No Mar Mediterrâneo, populações inteiras de Coral Vermelho sofreram efeitos devastadores devido à apanha para a produção de joalharia. Têm também sofrido o impacto das alterações climáticas, com o aquecimento das águas.
Tags: mar, ambiente
Áreas:
Mar