Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-20 às 17h54

Ministro do Mar participou no 3.º Fórum de Governação Internacional dos Oceanos

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, durante o 3.º Fórum de Governação Internacional dos Oceanos (IOG) da União Europeia, 20 abril 2021
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou no 3.º Fórum de Governação Internacional dos Oceanos (IOG) da União Europeia. 

O evento, promovido pela Comissão Europeia, em associação com o Serviço Europeu de Ação Externa, centrou-se na partilha da visão dos vários oradores sobre a sustentabilidade dos oceanos e na discussão das recomendações finais do Fórum IOG sobre o tema. 

As recomendações apoiarão o desenvolvimento da Agenda Internacional de Governação dos Oceanos - o plano de ação da União Europeia para o futuro dos nossos oceanos. Este documento é parte integrante do Pacto Ecológico Europeu e a resposta da União Europeia à Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e, em particular, para o Objetivo para Desenvolvimento Sustentável número 14: «Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos».

Ricardo Serrão Santos abordou a visão do País para o futuro da governação dos oceanos, referindo o conhecimento científico como peça fundamental para a elaboração de políticas e a necessidade de cooperação entre os atores interessados no cumprimento dos objetivos estabelecidos pelos diferentes compromissos nacionais e internacionais.

O Ministro do Mar de Portugal participou também como keynote speaker no webinar «Objective 30%: why involving recreational anglers is key for the success of Marine Protected Areas», promovido pelos deputados ao Parlamento Europeu Isabel Carvalhais e Søren Gade e co-organizado com o European Parliament Forum on Recreational Fisheries and Aquatic Environment. 

Neste webinar debateu-se o papel da pesca recreativa no estabelecimento, gestão e implementação de áreas marinhas protegidas na Europa e a possível compatibilidade da atividade de pesca recreativa com os objetivos desta tipologia de zonamento.
Áreas:
Mar