Saltar para conteúdo

Notícias

2021-05-10 às 16h21

Ministro do Mar participa no Fórum Económico de Delfos

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no VI Delphi Economic Forum em Atenas, Grécia, 10 maio 2021
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou no VI Delphi Economic Forum, que teve lugar em Atenas na Grécia, integrando o painel Economia azul: uma visão para a inovação azul, com o seu homólogo grego, Ioannis Plakiotakis, Ministro dos Assuntos Marítimos e de Política Insular.

O Ministro apresentou as linhas de ação prioritárias em curso no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, sobre a Política Comum de Pescas e a Política Marítima Integrada da Europa.

A visão que Portugal pretende imprimir na Política Comum das Pescas engloba, em paralelo, objetivos relacionadas com questões de sustentabilidade e de equidade social, para as comunidades piscatórias da Europa. Estes objetivos passam pela melhor aplicação dos fundos e instrumentos financeiros, assim como pela revisão do Regulamento de Controlo das Pescas, num quadro de diálogo prospetivo sobre o futuro da política europeia para as pescas.

O Ministro referiu também que Portugal está a trabalhar com os Estados-membros e com a Comissão para aprovar um documento com as conclusões sobre a Política Marítima Integrada da Europa, obtidas no âmbito desta presidência. Neste contexto, pretende-se que a economia azul se organize em torno de quatro pilares essenciais: saúde (do oceano e das comunidades que dele dependem), conhecimento, prosperidade e equidade social.

Serrão Santos também abordou estratégia nacional a respeito da economia azul, reforçada agora com a recentemente aprovada Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. 

Ao longo da entrevista, Serrão Santos, referiu ainda que a estratégia nacional para a transformação da economia azul também contribuiu para que o País entrasse no grupo dos mais inovadores (Strong Innovators) na União Europeia.
 
A abordagem nacional na evolução da economia azul exigiu valorização conhecimento científico, da tecnologia, da educação e de investimento financeiro em inovação.

O Ministro do Mar aproveitou a ocasião para convidar o seu homólogo a estar presente em dois eventos a decorrer em junho, organizados pelo Ministério do Mar, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Áreas:
Mar