Saltar para conteúdo

Notícias

2020-04-22 às 17h16

Ministro do Mar ouve de viva voz as preocupações do setor

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visita Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, Póvoa de Varzim, 22 abril 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, deslocou-se ao litoral norte do País para ouvir as preocupações dos pescadores e armadores face à pandemia da Covid-19. 

O Ministro começou o dia na Póvoa de Varzim, onde esteve reunido, primeiro com a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, e depois com a Organização de Produtores da Pesca Artesanal (Apropesca).

Acompanhado pela presidente da Docapesca, pela gestora do Programa Operacional Mar 2020 e ainda por um representante da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), Ricardo Serrão Santos verificou as medidas que estão a ser adotadas pelos pescadores na prevenção da Covid-19 e tomou nota das principais preocupações dos profissionais e das dificuldades que o setor está a viver.

À tarde, em Aveiro, o Ministro esteve reunido com os dirigentes de outras duas associações do setor: a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) e a Associação dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI).

Ricardo Serrão Santos visitou depois a lota de Aveiro, onde verificou as medidas de contingência que foram postas em prática para o funcionamento dos leilões de pescado nas melhores condições de higiene e segurança.  

Desde o início da pandemia, o Ministro tem mantido um contacto permanente com as associações de pescadores e armadores de todo o País, mas deu agora início a um diálogo presencial para ajustar a implementação de medidas adicionais, nomeadamente portarias que estão em consulta, para apoiar o setor.
Áreas:
Mar