Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-15 às 14h06

Ministro do Mar na apresentação da Estratégia Nacional para o Mar 2030 em Lisboa

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na apresentação da Estratégia Nacional para o Mar 2030 em Lisboa, 15 outubro 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pela Diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, participou na sessão de apresentação da proposta de Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, em Lisboa. O Ministro está a percorrer vários pontos do País para dar a conhecer a proposta e envolver os cidadãos na discussão do documento que está em consulta pública até dia 2 de novembro.
 
Na sessão de apresentação e debate da proposta de Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), o Ministro do Mar afirmou que «o desenvolvimento da economia do mar e a criação de emprego são prioridades evidentes numa década que se inicia com uma profunda crise económica» e resumiu a visão da ENM2030, como uma estratégia «assente em promover um oceano saudável para potenciar uma economia azul sustentável, o bem-estar dos portugueses e afirmar Portugal como líder na governação do oceano, apoiada no conhecimento científico».

Em relação à dimensão económica na proposta da ENM2030, o Ministro do Mar lembrou que «o peso médio da economia do mar na economia nacional dos estados-membros da UE em termos de Valor acrescentado bruto é 1,3% - em Portugal a economia do mar representa 3,4% do VAB». Ricardo Serrão Santos salientou também que «a economia do mar teve nos últimos anos um crescimento médio anual de cerca de 8,7% em VAB, muito superior ao crescimento médio anual do resto da economia nacional».

A sessão foi iniciada com as boas vindas da presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, seguida da apresentação da ENM2030 pela Diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, intervenção do Ministro e perguntas e respostas. Além do público presente na sala, a sessão foi muito participada com mais de 250 participantes através da Internet.
Tags: mar
Áreas:
Mar