Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-14 às 14h50

Ministro do Mar incentiva pescadores a participarem no projeto «A pesca por um mar sem lixo»

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no lançamento do projeto «A Pesca por um Mar Sem Lixo», Cascais, 14 julho 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou, com a Presidente da Docapesca, na inauguração de um ecoponto marítimo e no lançamento do projeto «A Pesca por um Mar Sem Lixo» em Cascais, onde incentivou os pescadores a participarem «enquanto elementos fundamentais deste projeto». 
 
O projeto, coordenado pela Docapesca - Portos e Lotas, S.A. com o apoio da APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promove a recolha dos resíduos gerados a bordo e apanhados nas artes de pesca, disponibilizando contentores para as embarcações e infraestruturas adequadas para a sua receção em terra para posterior valorização. Cascais é o décimo quinto porto de pesca a nível nacional onde o projeto está a funcionar.

Na cerimónia, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, o Ministro lembrou que «em 30 anos se conseguiu melhorar de forma significativa a situação de derrames de petróleo no mar, mas os plásticos ficaram para trás e continuaram a contaminar os nossos mares, as nossas costas e a nossa vida marinha».

Para Ricardo Serrão Santos, «só parando a quantidade de plástico que vai para o ambiente marinho se pode reduzir o número cetáceos, de aves, de répteis e de peixes que morrem à fome, apesar de terem o estômago cheio de plástico».

Neste momento, com a entrada de Cascais, o projeto «A Pesca por um Mar Sem Lixo» está implementado em 15 portos de pesca, e prevê-se que até ao final de 2020 seja alargado a mais 5 portos.

O Ministro referiu ainda o projeto piloto em curso no porto de pesca da Figueira da Foz com vista à redução do lixo marinho onde, através de uma aplicação instalada no telemóvel, os pescadores poderão fazer um registo fotográfico dos resíduos avistados no mar. A aplicação fará depois uma caracterização dos resíduos e a sua georreferenciação e, nessa mesma app, informarão se recolheram ou não o lixo avistado.

Tags: pesca, mar, ambiente
Áreas:
Mar