Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-10 às 21h41

Ministro do Mar destaca aposta na sustentabilidade no «Dia da Docapesca»

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no Dia da Docapesca, Lisboa, 10 janeiro 2022
«A Docapesca, empresa pública com sustentabilidade financeira e gestão exemplar, continua a fazer investimentos significativos na manutenção e requalificação das muitas infraestruturas sob sua gestão, salvaguardando património público e beneficiando a qualidade dos serviços prestados aos utilizadores e às partes interessadas do setor das pescas e da aquicultura,» disse o Ministro do Mar, no encerramento da cerimónia do «Dia da Docapesca», na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

O Ministro Ricardo Serrão Santos realçou, ainda, a resposta da Docapesca à pandemia, através do Grupo de Gestão Covid-19, que criou um plano de contingência «para que a fileira da pesca continuasse a trabalhar e os mercados e a sociedade continuassem a usufruir do pescado fresco transacionado nas lotas».

De recordar que o Relatório de Sustentabilidade 2017-2020 da empresa, publicado na semana passada, avalia, pela primeira vez, os contributos da Docapesca para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O relatório especifica as medidas levadas a cabo, por exemplo, para melhorar a digitalização dos processos administrativos e de vendas, a valorização do pescado e da segurança alimentar, a qualificação dos quadros e o progresso feito para a paridade de género, o apoio à pequena pesca através de transações fiscais e descontos para a segurança social dos pescadores, o contributo para as questões ambientais através do programa «Pesca por um mar sem lixo».

O Ministro do Mar destacou, também, o recente aviso lançado pela Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, para financiar projetos dos armadores e empresários com vista à transição energética e de redução do impacto ambiental, nas áreas das pescas e da aquicultura. 

Finalmente, o governante fez uma chamada de atenção sobre esforços para a conservação de Tubarões e Raias, estando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a desenvolver um Plano de Ação, que será apresentado em breve. Estas espécies muito vulneráveis à pesca estão, neste momento, a necessitar de maior proteção para continuarem a exercer o papel ecológico chave que têm na manutenção da saúde dos ecossistemas marinhos. 

Tags: pesca
Áreas:
Mar