Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-02 às 18h50

Ministro do Mar debateu economia azul sustentável com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jens Frølich Holte, 2 setembro 2021
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, recebeu o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jens Frølich Holte, no navio de investigação português Mário Ruivo, para uma reunião sobre medidas políticas para uma economia azul sustentável e esforços para desenvolver a ciência oceânica enquanto elemento crucial desse desígnio. 

Na reunião participaram, também, a embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, a Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, e o Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda.

«Portugal e a Noruega são duas nações marítimas que fizeram grandes feitos de exploração e que, atualmente, partilham o entendimento de que a investigação é essencial para o uso sustentável dos recursos marinhos. O navio Mário Ruivo é um dos símbolos da cooperação científica levada a cabo pelos dois países, que data de 1924 e que tencionamos celebrar em 2024», disse o Ministro.

O navio português, cuja aquisição e reequipamento contaram com apoio norueguês, ao abrigo dos EEA Grants Portugal, estava ancorado junto do navio-escola norueguês Starsraad Lehmkuhl, construído há 107 anos, que fez na Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, a segunda escala da expedição One Ocean. 

«A política do mar é crucial nas nossas relações diplomáticas e, tal como Portugal, a Noruega defende a saúde dos oceanos e um uso sustentável dos seus recursos. Gostaríamos de atingir essa meta, como nação, em 2025, e que o resto do mundo o faça também até 2030», disse o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jens Frølich Holte, já a bordo do Starsraad Lehmkuhl, onde recebeu, por sua vez, o Ministro Ricardo Serrão Santos e em que estiveram também a Embaixadora da Noruega em Portugal (Lisboa) e o embaixador de Portugal na Noruega (Oslo).

Com passagem por 36 portos em todo o mundo até regressar a Bergen (Noruega), em abril de 2023, esta expedição tem como objetivo recolher dados oceanográficos, ajudar a formar jovens investigadores e comunicar sobre a conservação dos recursos marinhos. A missão está integrada no programa da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). 

Os temas do encontro entre os governantes português e norueguês incluíram a Conferência dos Oceanos da ONU, que decorrerá em Lisboa, em 2022 (co-organização de Portugal e Quénia), o trabalho do Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano, também conhecido como Ocean Panel, as relações comerciais no contexto do pescado e pesca do bacalhau nas águas de Svalbard.

Os dois países sublinharam o compromisso firme com os objetivos do Painel nos domínios da saúde do oceano, prosperidade, equidade, conhecimento e investimento.

O Ministro português manifestou, ainda, o desejo de que a cooperação com a Noruega no domínio do mar se intensifique, nomeadamente nas oportunidades tecnológicas para desenvolver a aquicultura e fontes de energias renováveis em mar aberto, entre outras.

Áreas:
Mar