Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-24 às 21h47

Ministro do Mar debate ciência oceânica na Horta

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, encerra debate sobre ciência oceânica, Horta, Açores, 24 janeiro 2022
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, destacou o contributo que o Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (ou EEA Grants) tem dado no financiamento de um número considerável de projetos nas áreas do empreendedorismo e inovação na economia azul, da investigação marinha e da literacia do Oceano, na sua intervenção, hoje, na Horta, no debate sobre «A importância da cooperação entre Portugal e Noruega na promoção da ciência e literacia do Oceano em Portugal».

Há 98 anos que se iniciou a cooperação científica entre Portugal e a Noruega. Atualmente, o EEA Grants é atualmente o principal instrumento de cooperação de Portugal com a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, tendo no atual período de programação (2014-2021) financiado, entre outros, o projeto Observatório do Atlântico.

Este projeto continuará a permitir a aquisição de plataformas de obtenção de dados, aceder a redes globais de observação do oceano e criar uma infraestrutura de agregação de dados.

O Ministro do Mar reconheceu ainda a relevância da ciência produzida nos Açores para o conhecimento dos oceanos. Este trabalho beneficiou dos EEA Grants e de parcerias diversas com a Noruega, tais como o projeto Condor. 

No debate, coorganizado pela Embaixada da Noruega e a Direção-Geral de Política do Mar, participaram José Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, Tove Bruvik Westberg, embaixadora da Noruega em Portugal, Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e convidados de várias instituições ligados à ciência e literacia do oceano.

Antes do debate, o Ministro do Mar visitou o navio de investigação norueguês «Statsraad Lehmkhul», que aportou na Horta, acompanhado pela embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, e pelo Capitão Jens Joachim Hiorth.
 
Este navio leva a cabo a expedição "OneOcean", uma viagem de circum-navegação dedicada à ciência e literacia do Oceano, que se iniciou em agosto de 2021 e terminará em abril de 2023, tendo já passado por Lisboa. A iniciativa insere-se nas atividades levadas a cabo pela Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável, lançada em 2021.

Portugal e a Noruega são, ainda, Estados-membros do Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano, conhecido como «Ocean Panel», cujos objetivos incluem a promoção da saúde, prosperidade, equidade, conhecimento e investimento no Oceano.