Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-18 às 19h04

Ministro do Mar anuncia aumento das possibilidades de captura da sardinha

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, durante a conferência de imprensa, 18 junho 2021
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, anunciou que o parecer científico solicitado pelo Governo ao Conselho Internacional para Exploração do Mar (ICES, na sigla em Inglês), indica que há condições para aumentar as possibilidades de captura de sardinha para 2021, possibilitando que a pescaria se prolongue.

No início de 2021 foi fixado um limite de 10 mil toneladas de capturas para Portugal, aplicável até julho, porque já havia evidências de que o recurso estava mais robusto. Agora, as notícias são ainda melhores, já que o parecer, hoje divulgado pelo ICES, mostra uma recuperação do manancial reprodutor e que, no corrente ano, passou para 451 mil toneladas. 

«Estamos em condições de aumentar este valor de 10 mil para perto de 30 mil toneladas. Não podemos hoje dar um valor exato porque as opções de gestão deste recurso terão de ser acordadas com Espanha, dado o manancial ser comum. No entanto, esta é já uma excelente notícia para as pescas portuguesas», realçou Ricardo Serrão Santos, numa conferência de imprensa com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e do presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda. 

A sardinha ibérica tem sido gerida bilateralmente por Portugal e Espanha. Em maio do corrente ano, o ICES validou como precaucionário o Plano Plurianual apresentado para 2021-2026. De acordo com este Plano, as capturas em Portugal poderão duplicar relativamente ao valor estabelecido para 2020. 

«A recuperação agora verificada permite, desde já, autorizar maiores capturas, o que poderá contribuir para um aumento da rentabilidade do setor da pesca de cerco. Lembro que esta componente da frota fez um esforço considerável para podermos chegar a este momento, tendo os pescadores de Portugal atuado como verdadeiros "guardiões dos mares», disse Ricardo Serrão Santos.

Portugal tem uma Comissão de Acompanhamento que integra todos os elementos da fileira da pesca (profissionais da pesca, indústria transformadora, sindicatos, cientistas, organizações ambientais e a administração) e que foi convidada a reunir com o Ministério do Mar para analisar o parecer do ICES e discutir as perspetivas para a gestão da pescaria nos próximos meses. 
Tags: pesca
Áreas:
Mar