Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-01 às 10h25

Ministro do Mar acompanhou a primeira saída para a pesca da sardinha

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na abertura da pesca da sardinha, Matosinhos, 1 junho 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhou no porto de pesca de Matosinhos os preparativos e a saída das embarcações do cerco para o mar, na abertura da pesca da sardinha esta segunda-feira, dia 1 de junho.

O Ministro falou com os pescadores e subiu a bordo de uma embarcação que voltou a poder capturar sardinha, após vários meses de pausa. A partir de dia 1 de junho e até 31 de julho, o limite de capturas é de 6 mil e 300 toneladas repartidas entre os grupos de embarcações de organizações de produtores, com limites diários e semanais.
 
Ricardo Serrão Santos lembrou que as quotas permitidas são superiores às do ano passado. O Ministro salientou ainda a importância do plano de recuperação do manancial da sardinha que está a ser cumprido e a dar bons resultados. Os dados científicos apontam para uma recuperação do recrutamento, tendo os cruzeiros acústicos, que se realizaram para verificar como está o stock em setembro e março, dado «bons indicadores». 
 
O Ministro aproveitou a deslocação a Matosinhos para visitar antes, durante a tarde de domingo,  o porto de Angeiras, cujo molhe está a ser sujeito a obras para garantir a segurança dos pescadores, e a comunidade piscatória local.  No Dia do Pescador, que se assinalou no domingo, o Ministro sublinhou a importância do setor das pescas no norte e ao longo de toda a costa do país, «setor que é preciso manter e renovar».
Tags: pesca
Áreas:
Mar