Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-02 às 11h53

Ministro do Ambiente e da Ação Climática inaugura obra de 1,9 milhões de euros nas Azenhas do Mar

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, durante visita às Azenhas do Mar, Sintra, 2 outubro 2020

O Ministro do Ambiente da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, inaugurou na sexta-feira, 2 de outubro, a obra de estabilização da arriba norte da Praia das Azenhas do Mar, em Sintra. A obra, no valor de 1,9 milhões de euros, foi financiada a 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Esta intervenção foi considerada de prioridade máxima no âmbito das obras em curso na orla costeira, devido ao seu intenso uso balnear e à ocupação humana. Pretendeu-se com esta empreitada promover as condições de segurança exigíveis à permanência e circulação de pessoas e bens nas áreas de risco, nomeadamente no núcleo urbano das Azenhas, no topo da arriba, na piscina oceânica da praia das Azenhas do Mar e na zona envolvente.

Esta intervenção na consolidação da arriba segue-se a outra, também em Sintra, realizada na Praia do Magoito, e que foi concluída em abril de 2018.

Neste momento estão previstos, para o litoral, investimentos de cerca de 140 milhões de euros, dos quais já foram aprovados cerca de 115 milhões de euros, que correspondem a 66 operações financiadas pelo POSEUR.