Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-17 às 17h13

Ministro de Mar promove economia azul nos EUA

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, numa palestra na Universidade de Massachusetts, Estados Unidos da América, 17 dezembro 2021
«A visão da Estratégia Nacional para Mar 2021-2030 de Portugal baseia-se na promoção de um oceano saudável para melhorar o desenvolvimento azul sustentável, o bem-estar dos portugueses e afirmar Portugal como líder na governação dos oceanos», disse o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na sua palestra no New Bedford Whaling Museum, em Massachusetts, um dos pontos altos de uma visita de três dias a este Estado dos EUA. O Ministro liderou uma comitiva política e técnica de que fez parte a Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira.

«A investigação científica, educação e formação, cultura, alfabetização, conservação da natureza, segurança e vigilância marítima estão na base de qualquer comunidade, país e região próspera», destacou o Ministro Ricardo Serrão Santos na sua comunicação, realçando que a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 visa contribuir para a concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030, em particular o número 14, dedicado aos oceanos saudáveis. O Ministro do Mar foi convidado para proferir esta palestra em 2020, que teve de ser adiada sucessivamente devido à pandemia de Covid-19. 

Nesta deslocação foi também assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério do Mar (Diretora-Geral de Política do Mar) e a Universidade de Massachusetts (Faculdade de Ciência e Tecnologia Marinha) que promoverá laços na economia azul nos dois lados do Atlântico. 

Nesta deslocação, o Ministro levou a cabo um conjunto de atividades nos domínios da ciência, tecnologia, política internacional e economia azul, nomeadamente as visitas à SeaAhead (incubadora de start-ups ligadas ao oceano) do Cambridge Innovation Center de Boston, ao porto de New Bedford, ao Ocean Cluster de New Bedford e ao Center for Portuguese Studies and Culture/Tagus Press.
Áreas:
Mar