Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-10-31 às 15h06

Ministro das Infraestruturas congratula-se com parecer positivo sobre novo aeroporto

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, congratulou-se com o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre a localização do novo aeroporto da região de Lisboa: «Hoje é um dia importante, significa que do ponto de vista ambiental está dada a autorização para que se arranque com a resolução de um problema que o País procura resolver há 50 anos», afirmou.

«Conscientes de que não há impactos ambientais neutros, tínhamos a sensação de que esta localização, com as medidas mitigadores que a APA viesse a definir, seria aprovada, e por isso congratulamo-nos com esta decisão e podemos agora dar o próximo passo para que o País, 50 anos depois de estudar localizações, possa ver a sua capacidade aeroportuária aumentadaM, acrescentou o Ministro.

Pedro Nuno Santos explicou que a ANA Aeroportos de Portugal tem agora dez dias para se pronunciar «e depois haverá a emissão, em princípio definitiva, do parecer da APA. Aí avançaremos com os próximos passos, nomeadamente com concessão do contrato com a ANA para se avançar com as obras». 

Questionado pelos jornalistas sobre as medidas mitigadoras propostas pela APA, o Ministro afirmou que «enquanto Ministro das Infraestruturas que deseja o novo aeroporto», deseja igualmente o equilíbrio ambiental da região de Lisboa e do País: «Se a APA entendeu que são necessárias algumas medidas mitigadoras, obviamente desejo que estas medidas sejam cumpridas e executadas», afirmou Pedro Nuno Santos.