Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-26 às 19h22

Ministro das Finanças assinou contrato para empréstimo SURE no valor de 5,9 mil milhões de euros

Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na assinatura do contrato de empréstimo no quadro do instrumento SURE, 26 outubro 2020
O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, assinou o contrato de empréstimo no quadro do instrumento SURE - Temporary Support to mitigate Unemployment Risks in an Emergency, o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência, no montante total de 5,9 mil milhões de euros.

«O SURE é um passo muito importante de solidariedade ao nível da União Europeia e representa uma oportunidade única para Portugal diversificar as suas fontes de financiamento, com condições mais favoráveis e juros mais baixos para o País», realçou João Leão.

Este instrumento vai permitir o financiamento de medidas de apoio à manutenção dos contratos de trabalho e outra despesa relativa à saúde no trabalho, no âmbito da resposta à crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O contrato assinado já foi remetido à Comissão Europeia, estimando-se nesta altura que cerca de metade dos fundos sejam desembolsados em 2020 (três mil milhões de euros), diminuindo a necessidade de outras fontes de financiamento.