Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-16 às 12h36

Ministro da Educação lança Lisboa Call para inovação no desporto

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na abertura do seminário em inovação no desporto, Lisboa, 16 junho 2021

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lançou a Lisboa Call para inovação no desporto, uma iniciativa que visa aproximar o desporto da «afirmação de uma Europa liderante na concretização da Agenda 2030».

Tiago Brandão Rodrigues falava na abertura do seminário de inovação no desporto "Beyond Business as Usual" que decorre em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

«Vemos efetivamente a Lisboa Call como a oportunidade para clarificar e elevar as plataformas que, através do desporto, congregam outras áreas como: a educação, a economia, o turismo, o emprego, as transições digitais e energéticas, a sustentabilidade e a coesão social e territorial, rumo a uma afirmação de uma Europa liderante na concretização da Agenda 2030» de Desenvolvimento Sustentável, disse.

 

Desporto como meio para um estilo de vida mais saudável

 

Tiago Brandão Rodrigues lembrou ainda o Apelo de Tartu, de 2017, relacionado com um estilo de vida saudável, como «suficiente e fundamental inspiração» e um «exemplo notável de diálogo horizontal e transdisciplinar», onde foram acrescentadas «pontes com setores tradicionalmente vistos como mais distantes do desporto», para colocar o novo momento como central para a captação de interesse e empenho de organizações públicas e privadas.

Segundo o Ministro, a inovação no desporto trouxe «ideias novas para a renovação, remodelação e reativação», fazendo do setor «elo poderoso de vinculação de algumas das componentes mais dinâmicas das nossas sociedades».

Tiago Brandão Rodrigues afirmou também que a União Europeia deve «valorizar e olear este elo de ligação que constrói mais e melhor Europa», tendo ainda um papel a cumprir no campo da diplomacia e na integração com outros setores devido à sua transversalidade.

Para o Ministro, «A dotação do desporto de mais e melhor inovação, de mais perene e estrutural inovação, contamina positivamente alguns dos mais dinâmicos setores das nossas sociedades civis».

Tiago Brandão Rodrigues disse ainda que deve existir uma grande aposta nas infraestruturas desportivas, na transição digital e em «outros vetores», como forma de aproximar os cidadãos europeus de «hábitos mais saudáveis» e de um desporto mais resiliente e sustentável.


Áreas:
Educação