Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-14 às 13h13

Ministro da Educação assinalou abertura do ano letivo

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visita a Escola Secundária do Cerco na abertura do ano letivo, Porto, 14 setembro 2021
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que os testes do pessoal docente, não docente e alunos à infeção pelo novo coronavírus são muito importantes para garantir o máximo de ensino presencial no novo ano letivo, que hoje se inicia.

De visita à Escola Secundária do Cerco, no Porto, o Ministro, que esteve acompanhado pela Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, disse que há 99% dos professores e funcionários com vacinação. E já mais de 80% dos jovens entre os 12 e os 17 anos têm a vacinação completa ou, pelo menos, a primeira dose, com muitos a terminarem nos próximos dias. «É muito importante adicionar à vacinação estas testagens, por muito que seja redundante».

Tiago Brandão Rodrigues disse também que é claro que está em vigor o uso de máscara dos alunos nos recreios das escolas, uma vez que há uma recomendação da Direção-Geral da Saúde para isso.

Todavia, «como sociedade, o que queremos é que, paulatinamente, possamos caminhar para a normalidade (…) dentro das escolas, tanto no interior, como no exterior, mas só a situação pandémica e as autoridades de saúde é que nos poderão aconselhar, recomendar e obrigar àquilo que temos de seguir».

Ano ainda com constrangimentos

O Ministro, respondendo a uma pergunta da imprensa, disse que, devido à pandemia da Covid-19, «este ano não será, necessariamente, um ano normal». E explicou: «Primeiro, porque é um ano que se segue a muitos constrangimentos, mas por outro lado, porque sabemos que é preciso recuperar muitas das aprendizagens perdidas e ainda estamos numa situação pandémica com um conjunto de constrangimentos.»

No entanto, acrescentou, as escolas «têm sabido entender cada momento de forma importante», disse, acrescentando que «o que temos de continuar a fazer é trabalhar e a dar condições às escolas para elas responderem às necessidades de cada uma das crianças, não deixando ninguém para trás e, acima de tudo, fazendo recuperar as aprendizagens e tentando atingir a normalidade».

Tiago Brandão Rodrigues assinalou o início do novo ano letivo 2021/2022 com a visita à Escola Secundária do Cerco, pertencente a um agrupamento com cerca de dois mil alunos, que oferece ensino regular, ensino profissional e ensino articulado. 

Na escola, o dia foi de apresentação aos alunos do ensino profissional, de organização do Desporto Escolar e de testagem a pessoal docente e não docente. Até ao final da semana, à semelhança do que acontece por todo o País, os cerca de 1800 alunos regressarão faseadamente às sete escolas do agrupamento.

O Ministro entrou em várias salas de aula do ensino profissional, nomeadamente em turmas de Eletrónica, Automação e Computação, Informática e Turismo, tendo incentivado os alunos a empenharem-se nas Provas de Aptidão Pedagógica, para entrarem no mundo laboral, mas referindo que também poderão fazer uma licenciatura no ensino superior.