Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-21 às 10h55

Ministro da Defesa Nacional visita forças nacionais destacadas em África

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com membros da força das Nações Unidas que Portugal integra, Mali, 20 dezembro 2020
Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com membros da força das Nações Unidas que Portugal integra, República Centro Africana, 19 dezembro 2020
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, concluiu a 20 de dezembro uma visita de dois dias a militares portugueses destacados em África com uma visita de trabalho ao Mali, país onde Portugal mantém 65 militares e um avião C-295 integrados na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas (MINUSMA), assim como outros 11 elementos das Forças Armadas Portuguesas na Missão de Treino da União Europeia (EUTM Mali).

A missão de treino foi liderada por Portugal no primeiro semestre deste ano e tem como principal objetivo formar e aconselhar as forças malianas na estabilização do país e manutenção da segurança local.

Recebido pelos 76 militares portugueses na capital maliana, o Ministro expressou o amplo reconhecimento de Portugal e da comunidade internacional pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelas Forças Armadas Portuguesas no país e da relevância do sucesso das missões na segurança da região e da Europa.

A propósito da quadra festiva que se aproxima, João Gomes Cravinho dirigiu uma mensagem de alento pelo Natal e Ano Novo, que serão passados longe das respetivas famílias, e entregou simbolicamente um relógio com a inscrição "Portugal Sempre" a um oficial, um sargento e uma praça, referindo que a mesma peça será oferecida a todo o restante contingente.

Além do convívio com o contingente português, o Ministro reuniu-se ainda com o homólogo maliano e foi recebido pelo Vice-Presidente da Transição do Mali. Nos encontros foram abordados temas como as relações entre os dois países e o apoio que tem sido desenvolvido por Portugal.

Planeamento das missões externas em 2021

Durante a visita ao Mali, João Gomes Cravinho sublinhou que o orçamento para as missões militares externas em 2021 terá um aumento na ordem dos três milhões de euros (5%), passando de 60 para 63 milhões de euros.

João Gomes Cravinho afirmou que os militares portugueses vão terminar a missão externa no Afeganistão durante o primeiro semestre do próximo ano. O Ministro da Defesa Nacional referiu ainda que Portugal vai reforçar a cooperação com Moçambique no próximo ano, no âmbito da formação de militares que já existe.

No âmbito do périplo do Ministro da Defesa Nacional em África visitou também, a 19 de dezembro, São Tomé e Príncipe. À chegada, João Gomes Cravinho foi recebido pelo homólogo são-tomense, Óscar Aguiar do Sacramento e Sousa, tendo sido abordadas questões relacionadas com as relações bilaterais no domínio da Defesa e o reforço do diálogo e cooperação entre Europa e África, uma das prioridades da Presidência Portuguesa da União Europeia, que Portugal exercerá no primeiro semestre de 2021.

A visita incluiu um encontro com os 26 militares portugueses destacados numa missão de capacitação marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, a bordo do navio português, NRP Zaire, que está empenhado em São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2018 e que já conta com 18 militares são-tomenses na guarnição.

Ao longo destes quase três anos de missão, o navio e os militares têm trabalhado no reforço da vigilância e fiscalização do espaço marítimo de São Tomé e Príncipe e na segurança marítima do Golfo da Guiné.

João Gomes Cravinho sublinhou o trabalho desenvolvido pelo Navio Zaire e guarnição e destacou o efeito dissuasor que têm tido nesta região alargada, onde ocorre cerca de 90% da pirataria a nível mundial. Na mesma ocasião, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, condecorou com a Cruz de São Jorge o comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, Pedro Barros.

Estiveram também presentes os militares integrados nos projetos estruturantes do Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e São Tomé e Príncipe.

Visita à República Centro-Africana

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou também a República Centro-Africana para acompanhar o trabalho que tem sido desenvolvido pelos 243 militares portugueses integrados na Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do país (MINUSCA) e na Missão de Treino da União Europeia.

Aos contingentes, João Gomes Cravinho expressou o reconhecimento do Governo pela dedicação e objetivos alcançados, deixando ainda uma mensagem especial pelo Natal e Ano Novo, que os militares vão celebrar longe das famílias.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, acompanhou o Ministro nesta deslocação, que incluiu ainda uma reunião com a Ministra da Defesa da República Centro Africana, Marie-Nöelle Koyara. A governante agradeceu publicamente o apoio prestado pelo Governo e as Forças Armadas de Portugal na formação de militares e manutenção da paz, sublinhando também as relações entre os dois países.

A participação portuguesa na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) mantém-se desde 2017. Neste momento, encontra-se empenhada, desde outubro de 2020, a 8ª Força Nacional Destacada, constituída por 180 militares que integram a Força de Reação Rápida, estando ainda outros oito no quartel-general na MINUSCA, entre os quais o major-general Mendes Ferrão, o segundo português a exercer as funções de 2º comandante da MINUSCA.

O contingente português que integra a Força de Reação Rápida desta missão dispõe já do novo armamento ligeiro do Exército e novas viaturas blindadas URO VAMTAC ST5.

Portugal contribui desde 2016 na Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM RCA) e exerce o comando da missão de setembro de 2020 a setembro de 2021, com o brigadeiro-general Neves de Abreu e um contingente de 55 militares. A participação portuguesa estende-se também à Missão civil da União Europeia de Apoio à Reforma do Setor da Segurança da República Centro-Africana, que é atualmente chefiada pelo coronel Paulo Soares, da GNR.