Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-23 às 13h45

Ministro da Defesa Nacional destaca papel das mulheres nas operações de manutenção de paz

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no seminário «Promoção da Participação Plena das Mulheres em Operações de Paz», Lisboa, 23 junho 2021
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que reforçar a liderança de mulheres militares em operações de manutenção da paz «é um dever moral» mas também «uma grande contribuição» para melhorar a eficácia destas missões.

João Gomes Cravinho falava no seminário «Promoção da Participação Plena das Mulheres em Operações de Paz», que decorre em formato híbrido, presencial e online, em Lisboa.

Segundo o Ministro, nas últimas décadas, os conflitos «têm estado profundamente marcados pelo terrorismo transnacional e pela radicalização violenta, bem como pelo regresso da anexação territorial e pela soberania contestada em territórios disputados», cenário que requer que a preparação das Forças Armadas combine cada vez mais o treino para a guerra com o treino para a construção da paz.

João Gomes Cravinho referiu também que as discussões sobre aumentar a eficácia operacional da manutenção da paz focam-se no valor acrescentado das mulheres em operações de paz e que «o argumento fundamental a favor de uma maior participação de mulheres em operações e missões de paz é o dos direitos humanos e diversidade, e isto não é de todo incompatível com eficácia militar».

Para o Ministro, «ultrapassar a recorrente falta de participação de mulheres requer um compromisso a longo prazo e passos arrojados nos níveis mais elevados – nos quais usualmente os homens são os decisores». João Gomes Cravinho disse ainda ser necessário um diálogo entre a União Europeia e a NATO sobre a agenda Mulheres, Paz e Segurança.

«Isto não é apenas sobre contar mulheres, é sobre fazer as mulheres contar», concluiu.