Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-09 às 18h10

Ministro da Administração Interna inaugurou novos postos da GNR em Serpa e Barrancos

Inauguração do Posto Territorial de Barrancos da Guarda Nacional Republicana, Barrancos, 9 abril 2021
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugurou dois novos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR) no Baixo Alentejo: o Posto Territorial de Serpa e o Posto Territorial de Barrancos.

Eduardo Cabrita frisou que estas inaugurações demonstram que, apesar de 2020 ter sido «um ano difícil para todos», devido à pandemia de Covid-19, «a obra não parou» e continua no terreno o trabalho para dotar as forças de segurança de melhores condições.

«Temos cerca de oito dezenas de novas instalações em movimento», que englobam os projetos que se encontram desde a «execução até obras em conclusão», indicou Eduardo Cabrita sobre investimentos previstos na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.

O Ministro da Administração Interna referiu ainda que os investimentos para melhorar as condições das forças de segurança contemplaram também a entrega de cerca de duas mil viaturas à GNR e à PSP.

Além disso, adiantou, teve «um nível de execução em matéria de atribuição de armamento muito significativo e de todo o tipo de equipamentos: radares e alcoolímetros».

«As forças de segurança são aliados fundamentais na forma determinada como contribuíram para que em Portugal, num ano de pandemia, ao contrário do que sucedeu em muitos países da Europa, nós tivéssemos reduzido muito significativamente os níveis de criminalidade geral e de criminalidade violenta e grave», notou.

Eduardo Cabrita lembrou ainda o papel decisivo de proximidade às populações que a GNR tem em alguns locais do interior do País: «Há locais no interior em que a presença do Estado é feita basicamente por duas instituições, pela autarquia local e pela Guarda Nacional Republicana».
 
Investimento superior a 1,2 milhões de euros em dois postos

Eduardo Cabrita inaugurou esta manhã o Posto Territorial de Serpa e o Posto Territorial de Barrancos, ambos no distrito de Beja, num investimento total superior a 1,2 milhões de euros.

A reabilitação do Posto Territorial de Serpa representou um investimento de 861,8 mil euros, no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança 2017-21. Já para a reabilitação do Posto de Barrancos foram investidos 360,6 mil euros.