Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-02 às 15h40

Ministro da Administração Interna inaugurou esquadra da PSP de Cedofeita

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na cerimónia de inauguração da esquadra da PSP de Cedofeita, Porto, 2 junho 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugurou o novo espaço da esquadra da PSP de Cedofeita, no Porto, quase sete anos após o encerramento das anteriores instalações.

Esta inauguração representa «o cumprimento da afirmação de princípio de uma polícia que garante um país seguro» e é um primeiro passo para «a reconquista da normalidade e da liberdade», sublinhou Eduardo Cabrita.

O investimento nos recursos humanos, em tecnologias e instalações na área da segurança «é essencial para consolidar uma imagem que Portugal levou algum tempo a conquistar: de Portugal como um dos países mais seguros do mundo».

«Isto insere-se num conjunto de investimentos que colocam os mais significativos investimentos a nível nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) na área do Comando Metropolitano do Porto. São mais de 20 milhões de euros de investimento, o maior dos quais na área do Viso, onde queremos relocar o Comando Metropolitano e um conjunto de unidades essenciais, um investimento para o qual temos uma reserva na Lei da Programação de 11 milhões de euros que está, neste momento, em fase projeto», disse.

A esquadra, agora a funcionar agora no edifício recuperado da antiga Junta de Freguesia (Largo Pedro Nunes), é também um «espaço condigno para a visibilidade e o respeito que a população tem pela PSP», destacou por sua vez o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A recuperação do edifício agora arrendado à Junta de Freguesia de Cedofeita implicou um investimento de 630 mil euros, por via da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (2017-2021).

O Ministro sublinhou que o Governo vai honrar os compromissos assumidos com a junta de freguesia do centro histórico do Porto quanto ao pagamento das rendas do edifício onde está instalada a nova esquadra.

Na cerimónia participaram o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, o diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Magina da Silva, e o presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, António Fonseca, entre outros.