Saltar para conteúdo

Notícias

2021-04-06 às 15h27

Ministro da Administração Interna destaca resiliência do sistema de Proteção Civil

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no Dia da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carnaxide, 6 abril 2021
O Ministro da Administração Interna agradeceu aos operacionais que integram o Sistema Nacional de Proteção Civil, num ano particularmente exigente marcado pela pandemia. 
 
Durante a sessão comemorativa do Dia da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Eduardo Cabrita destacou o trabalho realizado quer por aqueles que integram diretamente a ANEPC quer por todos os que fazem parte do sistema, deixando-lhes palavras de «profundo reconhecimento».
 
«Este sistema envolve todos aqueles que, nos corpos de bombeiros, nas forças e serviços de segurança, nas forças armadas, em instituições de variadíssimas áreas governativas, nas autarquias locais, são parceiros numa resposta a desafios múltiplos», disse Eduardo Cabrita. 

«Se o desafio da resposta aos incêndios rurais é aquele que maior visibilidade, por vezes por razões trágicas, assume na resposta da Autoridade, eu queria aqui dar uma palavra muito especial àqueles que, em toda esta estrutura, em mais de uma centena de reuniões da subcomissão de proteção civil, responderam àquilo que é uma troca de preocupações e, sobretudo, de respostas operacionais que envolveram todos», acrescentou.  
 
O Ministro considerou também que a experiência dos 14 anos da ANEPC, e o último em particular, tornou o País «mais resiliente, mais coeso e mais determinado», assegurando que a Proteção Civil estará pronta «para os desafios do futuro».