Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-04 às 20h10

Ministro Augusto Santos Silva na adesão do Museu Virtual da Lusofonia a plataforma da Google

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai participar na cerimónia de adesão do Museu Virtual da Lusofonia ao Google Artes and Culture.

Em Braga, no Museu Nogueira da Silva, o Ministro vai intervir na cerimónia de lançamento do projeto digital do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o responsável pelo projeto do Museu, Moisés de Lemos Martins, e a Gestora de Políticas Públicas da Google Arts and Culture, Helena Martins, também vão participar na sessão, que será transmitida em direto através do canal do YouTube do Museu Virtual da Lusofonia.

O Museu Virtual da Lusofonia é uma plataforma de cooperação académica, em ciência ensino e artes, no espaço dos países de língua portuguesa e das suas diásporas, com projetos de investigação e de ensino pós-graduado na área das Ciências da Comunicação e dos Estudos Culturais e empresas da área da cultura.

A plataforma, que se estende também à Galiza, à Região Autónoma de Macau e a Goa, envolve ainda empresas de produção de conteúdos audiovisuais e multimédia, e ainda associações culturais e artísticas que pretendam cooperar tendo em vista a construção e aprofundamento do sentido de uma comunidade lusófona.

A plataforma virtual também se afirma como um instrumento de mediação para a participação ativa dos cidadãos na construção, ou reconstrução, de uma memória coletiva, abrindo a possibilidade de cada um poder disponibilizar registos e comentar materiais preservador no museu.

O Museu tem quatro eixos temáticos: videoteca, galeria, fonoteca e canal de redes sociais.