Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-26 às 12h59

Ministras Alexandra Leitão e Ana Abrunhosa elogiam tecnologia ao serviço das pessoas como instrumento de proximidade

Ministras Alexandra Leitão e Ana Abrunhosa visitam balcão móvel de serviços públicos regionais no âmbito do Governo Mais Próximo em Bragança, Macedo de Cavaleiros, 26 fevereiro 2020
As Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitaram o EcoPark do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, para a apresentação e balanço dos projetos Trás-os-Montes Conectada e Balcões Móveis. 

Estas duas iniciativas, promovidas pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), visam promover as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Administração e nos Serviços Públicos. 
 
Na apresentação, que integra a iniciativa Governo Mais Próximo, as Ministras destacaram os dois projetos como «excelentes exemplos de coesão territorial» e de parcerias entre «vários níveis de decisão local, regional e nacional».

O projeto Trás-os-Montes Conectada, que envolveu a criação de uma plataforma partilhada por todos os municípios da CIM-TTM para a disponibilização de informação e serviços aos cidadãos, teve financiamento de mais de 2,3 milhões de euros do Norte 2020. 

Inclui a instalação de um servidor, a criação de uma cloud privada e o desenvolvimento de apps para uma interação mais simples, flexível e personalizada entre o cidadão e a administração pública local.

Balcões móveis
 
Já o projeto Balcões Móveis consiste na implementação de balcões itinerantes de atendimento ao cidadão, através de viaturas 100 % elétricas, que possibilitam a prestação de 240 serviços diferentes, entre os quais a renovação do cartão do cidadão, junto de locais de residência em várias localidades da CIM-TTM. 

Graças ao projeto, cofinanciado pelo Norte 2020 em mais de 380 mil euros, foram já realizados mais de 4 400 atendimentos através destes balcões itinerantes.
 
A Ministra Alexandra Leitão disse que estes balcões móveis proporcionam uma solução de proximidade: «Modernizar o Estado é mesmo isso e exige necessariamente que todos nos envolvamos, nos vários níveis administrativos».

A Ministra Ana Abrunhosa sublinhou que iniciativas como estas são fundamentais para, através da tecnologia, «levar cada vez mais e melhores serviços às populações».