Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-12 às 11h43

Ministra de Estado e da Presidência reuniu-se com Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados

Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, Lisboa, 12 janeiro 2021 (foto: João Bica)
Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, Lisboa, 12 janeiro 2021 (foto: João Bica)
A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, reuniram-se com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, que visitou ainda o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa.

A visita do Alto Comissário enquadra-se nos compromissos que Portugal tem assumido na proteção internacional a refugiados. 

Portugal tem também tido uma posição de destaque na Europa, através do apoio às propostas da Comissão Europeia de construção de uma política europeia de asilo comum, assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade humana e no combate ao tráfico de seres humanos.

Durante a visita, a Ministra reiterou o compromisso do Governo de continuar a participar ativamente no esforço de acolhimento de refugiados e beneficiários de proteção internacional, uma vez que considera o seu contributo como muito positivo para o equilíbrio demográfico e o desenvolvimento económico do País. 

Por essa razão, o acolhimento e a integração de pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central, autarquias locais e entidades da sociedade civil. 

Desde finais de 2015, Portugal tem assumido uma participação ativa e humanista no esforço europeu de acolhimento de refugiados, tendo acolhido até ao momento mais de 2600 pessoas, através dos diferentes programas de apoio da União Europeia.

No âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, também serão promovidas reuniões informais, a nível técnico e político, sobre as políticas de integração na União.