Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-24 às 15h05

Ministra da Saúde reitera importância de «quebrar cadeias de transmissão»

Ministra da Saúde, Marta Temido, no lançamento da primeira pedra da Unidade de Saúde Familiar do Beato, Lisboa, 24 novembro 2020
Ministra da Saúde, Marta Temido, e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, no lançamento da primeira pedra da Unidade de Saúde Familiar do Beato, Lisboa, 24 novembro 2020 (Foto: João Bica)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou a importância de haver um esforço conjunto de toda a população para conseguir «quebrar cadeias de transmissão».

«O Serviço Nacional de Saúde trabalha todos os dias para dar resposta a todos os doentes mas precisamos que toda a população se empenhe em quebrar cadeias de transmissão. Estamos a fazer a nossa parte o melhor possível, tentando manter os profissionais com ânimo, com coragem, com respostas, mas precisamos de ajuda de todos», disse.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra das obras de construção das Unidades de Saúde Familiar do Beato, da Ajuda e de Belém, Marta Temido apelou aos portugueses para unirem os seus esforços aos dos profissionais de saúde. «Só juntos vamos conseguir vencer esta pandemia e suportar estes dias difíceis e de dificuldades para todos», acrescentou.

A Ministra destacou também que o Governo está a desenvolver um plano com quatro dimensões para a distribuição da nova vacina para a Covid-19: «A primeira é os grupos alvo, a segunda a componente logística, a terceira o acompanhamento da administração das vacinas e a quarta a componente da comunicação».

Unidades de Saúde em Lisboa

A construção das Unidades de Saúde do Beato, Ajuda e Belém insere-se num programa que prevê a edificação e renovação de 14 centros de Saúde na cidade de Lisboa.

A Unidade de Saúde Familiar do Beato vai abranger 15200 utentes, representa um investimento de 2,130 milhões de euros financiado a 100% pela autarquia e deverá ser inaugurada em 2022 com dez gabinetes de consulta médica, quatro gabinetes de enfermagem, três gabinetes polivalentes, duas salas de tratamento, um gabinete de planeamento familiar, um gabinete de saúde oral, uma sala de movimento e uma sala de colheitas.

A Unidade de Saúde Familiar da Ajuda vai abranger 11400 utentes, representa um investimento de 2,196 milhões de euros financiado a 100% pela autarquia e deverá ser inaugurada em 2022 com dez gabinetes de consulta médica, cinco gabinetes de enfermagem, três gabinetes polivalentes, duas salas de tratamento, um gabinete de planeamento familiar, um gabinete de saúde oral, uma sala de movimento e uma sala de colheitas.

A Unidade de Saúde Familiar de Belém vai abranger 15200 utentes, representa um investimento de 2,975 milhões de euros financiado a 100% pela autarquia e deverá ser inaugurada em 2022 com dez gabinetes de consulta médica, seis gabinetes polivalentes, quatro gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, um gabinete de planeamento familiar, uma sala de movimento e uma sala de colheitas.