Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-14 às 17h07

Ministra da Justiça visita novas instalações em Leiria e Alcobaça

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na inauguração das instalações melhoradas dos Juízos de Família e Menores de Leiria, 14 julho 2020 (Foto: João Bica)
Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na inauguração das instalações melhoradas dos Juízos de Família e Menores de Leiria e da Batalha
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, visitaram as novas instalações do Juízo de Família e Menores e do Juízo Local Cível de Alcobaça, assim como as instalações melhoradas do Juízo de Família e Menores de Leiria.

Em Alcobaça, a Câmara Municipal cedeu ao Ministério da Justiça uma antiga escola primária, e este último, através do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, efetuou as obras que permitiram transformá-lo num tribunal, num investimento de cerca de 670 mil euros.

Para além dos espaços reservados aos serviços de apoio, gabinetes de trabalho e áreas de utilização comum, o Juízo de Família e Menores de Alcobaça dispõe ainda de duas salas de audiências e de salas de testemunhas, bem como de uma sala de videoconferências.

Em Leiria, foram investidos cerca de 200 mil euros em obras de requalificação do edifício que acolheu o Juízo de Família e Menores, tornando-o mais cómodo para magistrados, advogados e funcionários da justiça e para os cidadãos, em particular para os que dispõem de mobilidade condicionada.

Desde o início do seu funcionamento, em 1 de setembro de 2019, até ao passado dia 10 de julho, foram realizadas nestes dois tribunais de família e menores 1788 diligências (588 em Alcobaça e 1203 em Leiria). No mesmo período, foram praticados pelos serviços judiciais e do Ministério Público 112.230 atos processuais.

Na comarca de Leiria, em matéria de família e menores e em linha com o panorama nacional, tem aumentado o número de processos findos, o que se traduz numa mais célere administração da justiça.
Tags: tribunais
Áreas:
Justiça