Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-17 às 19h26

Ministra da Coesão Territorial cria Rede de Embaixadores do Interior

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e Secretária de Estado Isabel Ferreira com os representantes das casas regionais, Lisboa, 17 fevereiro 2020
Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e Secretária de Estado Isabel Ferreira com os representantes das casas regionais, Lisboa, 17 fevereiro 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, reuniram-se com representantes das Casas Regionais em Lisboa. 

Na reunião, apresentaram os objetivos e medidas concretas da área governativa e convidaram os representantes a integrar uma Rede de Embaixadores do Interior para dar a conhecer as suas potencialidades e, simultaneamente, ajudarem na divulgação das medidas que o Governo tem para incentivar o emprego, o empreendedorismo e o investimento nestes territórios.

Reconhecida a importância das Casas Regionais de Província, de Comarca e Concelhias na ligação aos municípios, freguesias, localidades e populações de origem, afigura-se que são um parceiro estratégico para a divulgação das medidas do XXII Governo no seu objetivo de valorizar o Interior, de atrair e fixar população nestes territórios. 

Mais ainda, é vontade da Ministra e da Secretária de Estado que estas instituições sejam verdadeiras interlocutoras no que toca à identificação de desafios e procura de soluções para o Interior português.

As Casas Regionais, algumas delas centenárias, constituíram ao longo dos anos o cordão umbilical que liga as pessoas às terras que deixaram na procura de melhores oportunidades de vida. 

Através deste convite, a área governativa da Coesão Territorial acredita que estas organizações podem ter um papel cada vez mais relevante na divulgação das oportunidades de regresso e investimento no Interior, mas também na construção de uma relação de maior proximidade entre o Governo e estes territórios.