Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-13 às 21h07

Ministra da Coesão inaugura espaços de teletrabalho em Aldeias de Montanha

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na visita a aldeia com espaços de teletrabalho, Oliveira Hospital, Gouveia e Guarda, 13 outubro 2021
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou três locais da rede Aldeias de Montanha, onde inaugurou espaços de coworking e teletrabalho. As novas instalações, nas freguesias de Alvoco das Várzeas, em Oliveira do Hospital, Folgosinho, em Gouveia, e Videmonte, na Guarda, vão estar abertas 24 horas por dia e sete dias por semana, e são ideais para «trocar ideias e fazer projetos em conjunto», disse a Ministra.

As inaugurações são «um passo muito importante» no trabalho da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), que preparou estes espaços «envolvendo as comunidades locais e respeitando as tradições» de cada território. A Associação dedica-se à dinamização da sua rede através de iniciativas de inovação social e apoiando projetos de empreendedorismo locais.

Os três espaços inaugurados fazem parte da Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior com o mote «Vida Local, Trabalho Global». Aos jornalistas, Ana Abrunhosa explicou que são já 88 os municípios que integram esta rede, num trabalho em parceria entre autarquias, comunidades locais e empreendedores.

A rede conta com uma série de espaços devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet, sendo divididos em áreas de diferentes tipologias que contemplam zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.

Os espaços situam-se em locais centrais de aldeias, vilas ou cidades do Interior, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto. O objetivo é que contribuam para fixar mais trabalhadores e famílias ou atrair novos nómadas digitais para estes territórios.

A criação de espaços como estes vai continuar a ser uma prioridade no próximo quadro de fundos europeus, afirmou Ana Abrunhosa.