Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-05 às 17h08

Ministra da Agricultura sublinha excelência de produtos nacionais

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na Fruit Logistica, Berlim, 5 fevereiro 2020
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, esteve presente na Fruit Logistica, a maior feira do mundo dedicada às frutas e legumes, que decorre até dia 7 de fevereiro, em Berlim. A Ministra destacou a presença da Portugal Fresh num evento que conta com 13 empresas portuguesas que constituem benchmarks do setor.

A Ministra afirmou que «os produtos portugueses têm qualidade e cumprem os mais exigentes requisitos de segurança, impostos pelos mercados internacionais, e Portugal está preparado para corresponder a essa procura». 

Maria do Céu Albuquerque referiu que «este é um setor que tem crescido em termos de valor de produção. As exportações têm também registado um crescimento próximo dos 12,5% no período 2014-18». 

«Os principais destinos de exportação são a Espanha, França, Reino Unido, Países Baixos e Alemanha. No que respeita a países não europeus, destacam-se Brasil, Japão e Angola», disse. 

A Ministra disse também que «a estratégia para o setor passa por uma abertura de novos mercados para os próximos anos. Este setor tem sido emblemático no crescimento da sua internacionalização e na reação à volatilidade dos preços agrícolas e aos movimentos de concentração no retalho alimentar, desfavoráveis à criação de valor pelo setor».