Saltar para conteúdo

Notícias

2020-12-16 às 14h05

Ministra da Agricultura reúne-se em Bruxelas com Comissário europeu

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, com Comissário Europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural Janusz Wojciechowski, Bruxelas, 16 dezembro 2020
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu-se em Bruxelas, com Comissário Europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural Janusz Wojciechowski.

Nesta reunião estiveram em cima da mesa temas como a presidência portuguesa da União Europeia e os principais dossiers da agricultura, entre eles a conclusão da negociação da Política Agrícola Comum (PAC).

Maria do Céu Antunes afirmou que a negociação da PAC é «fundamental para garantirmos a resiliência do setor agrícola e uma transição justa para uma arquitetura mais verde, com produção de rendimento, onde os alimentos cheguem a preços justos aos nossos consumidores». 

Ainda sobre a presidência portuguesa, que terá início no dia 1 de janeiro de 2021, foi destacada a importância da segurança alimentar e o contributo da Estratégia do «Prado ao Prato» (Farm to Fork), bem como a proposta de um debate sobre o reforço das medidas de proteção fitossanitária, alternativas ou complementares da luta química. 
 
Maria do Céu Antunes e Janusz Wojciechowski trocaram ainda impressões sobre as decisões relativas ao período de transição 2021-2022 da PAC. 

A Ministra sublinhou também «o empenho e cooperação da presidência portuguesa, com vista a ultrapassar os importantes desafios comuns que se colocam».