Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-04 às 18h05

Ministra da Agricultura quer que Portugal se mantenha no top-10 dos exportadores mundiais de vinho

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, destacou, durante o Fórum Anual Vinhos de Portugal, nas Caldas da Rainha, que o setor do vinho sempre acompanhou a evolução e que hoje é um importante embaixador de Portugal.

«Não estagnou e procurou sempre estar na linha da frente na resposta aos mais diversos desafios que temos vindo a enfrentar. Testou, adaptou, criou e cresceu – uma receita bem conseguida que, certamente, será para manter», afirmou.
 
A governante com a pasta da Agricultura salientou a proatividade do setor vitivinícola, o seu caráter inovador e o sucesso alcançado. Para a Ministra, é hoje possível «reconhecer a relevância da promoção no reforço e na manutenção da notoriedade em mercados externos e, consequentemente, como forma de gerar valor para os nossos vinhos».

«Portugal incluiu o apoio à promoção em países terceiros no PNA - Programa Nacional de Apoio ao Setor Vitivinícola. E no que respeita ao próximo ano, já estão a decorrer dois concursos no âmbito da Promoção: um Concurso de apoio à Promoção em Países Terceiros; e um Concurso de apoio à Promoção no Mercado Interno (Portugal e UE)», acrescentou.
 
Maria do Céu Albuquerque realçou os números alcançados e afirmou que quer dar continuidade ao percurso feito até aqui, destacando «a importância dos vinhos com Denominações de Origem (DO) e Indicações Geográficas». O Ministra referiu ainda que este setor «tem sabido corresponder à procura e afirmar-se num mercado global que, a par das oportunidades, acarreta também muitos desafios. Portugal encontra-se no "top 10" dos exportadores mundiais».

«O sucesso do setor também é visível pela execução do Programa Nacional de Apoio ao setor vitivinícola», disse a Ministra da Agricultura, referindo-se às taxas de execução anual de cerca de 100% da dotação total atribuída a Portugal.
Áreas:
Agricultura