Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-05-21 às 18h01

Ministra da Agricultura inaugurou mercado digital Prove Viseu Dão Lafões

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, inaugurou o mercado digital Prove Viseu Dão Lafões, 21 maio 2020
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, inaugurou o mercado digital Prove Viseu Dão Lafões, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal, do Turismo Centro de Portugal, de grupos de ação local e de várias associações empresariais do Dão, que substitui a iniciativa habitual que, devido à pandemia da Covid-19, foi cancelada. O mercado ficará alojado, este ano, na plataforma Dott.pt.

Maria do Céu Albuquerque destacou a capacidade do setor para inovar perante a crise sanitária: «Hoje, perante o desafio que enfrentamos, diria que nunca a inovação, esta inovação, fez tanto sentido. E mais: passou a ser essencial». 

«Temos de responder rapidamente às mudanças de hoje, já a pensar no amanhã. E esta resposta não pode deixar ninguém para trás porque, na verdade, trata-se de uma resposta que veio para ficar», disse.

A Ministra relembrou a importância do consumo de produtos locais, a qual se reflete no apoio a micro, pequenas e médias empresas e ao comércio local, referindo a campanha Alimente Quem o Alimenta e elogiou iniciativas como o mercado Prove Viseu Dão Lafões.

«Graças a projetos como este, não são só os produtores que encontram uma nova oportunidade para escoamento dos seus produtos, mantendo a sua qualidade, segurança e carácter único», referiu. 

«Os consumidores também, porque, à distância de um clique, podem aceder a estes mesmos produtos, encher a mesa de casa com o que é nacional, cuidar da sua alimentação e da sua saúde e, ainda, contribuir para a redução da pegada ecológica e para o crescimento do País», destacou Maria do Céu Albuquerque. 

O mercado Prove Viseu Dão Lafões vende vinho, queijos, fumeiros, mel, compotas e outros produtos de excelência dos 14 municípios desta Comunidade Intermunicipal.