Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-15 às 15h50

Ministra da Agricultura confiante em ponto de equilíbrio nas negociações da PAC

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na conferência de imprensa após a reunião informal de Ministros da Agricultura da União Europeia, Lisboa, 15 junho 2021 (Foto: 2021Portugal.eu)

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, presidiu, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, à reunião informal de Ministros da Agricultura da União Europeia, que se debruçou sobre o tema «Sistemas Alimentares, Inovação e Gestão dos Recursos Naturais».

«A investigação, o desenvolvimento e a inovação terão um papel fundamental para o aumento da produtividade e eficiência, assim como para uma gestão mais sustentável dos recursos naturais. Neste âmbito, destaco as várias linhas de ação a aprofundar, o papel da economia circular, o combate aos desperdícios, a redução de fitofármacos e o uso sustentável da água», referiu Maria do Céu Antunes em conferência de imprensa.

Apesar de não fazer parte dos tópicos de agenda desta reunião informal, Maria do Céu Antunes esclareceu que o tema da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) também foi discutido, ainda que informalmente.

A Ministra sublinhou que os contactos, no sentido de se chegar a um acordo político, nunca pararam e adiantou que a próxima semana, que culminará num surpertrílogo, será intensa em trabalhos, nomeadamente com o Parlamento Europeu.

«Acredito que, no quadro da negociação, vamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois colegisladores, com o apoio da Comissão Europeia. Estou convicta de que conseguiremos chegar ao acordo no Conselho de Ministros de 28 e 29 de junho, que se irá realizar no Luxemburgo», disse.

A reunião informal foi antecedida por uma intervenção da professora catedrática e investigadora, Elvira Fortunato, a propósito do tema em reflexão na reunião.