Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-28 às 17h04

Ministra anuncia aumento e melhoria de Unidades de Saúde Familiar

A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que 20 Unidades de Saúde Familiar passarão do modelo A a modelo B, que é o mais exigente, com maior autonomia e com mais incentivos financeiros, e que poderão ser criadas ainda este ano outras 20 USF.

A Ministra, que intervinha numa interpelação na Assembleia da República, disse que «a transformação de 20 USF A para B irá ocorrer no próximo dia 1 de dezembro e temos mais 20 novas USF A que podem concretizar-se este ano, naquele que é o primeiro passo para a generalização do modelo».

Das 20 Unidades de Saúde Familiar que passam em dezembro ao modelo mais avançado, o B, sete ficam na região de Lisboa e Vale do Tejo, seis no Centro, cinco no Norte e duas no Alentejo.

Presentemente, há 553 USF, das quais 299 no modelo A e 254 no modelo B. O programa das USF começou em 2006 e o das USF B em 2008.

A Ministra referiu ainda que as cirurgias adiadas durante a greve cirúrgica dos enfermeiros já foram realizadas, destacando que o Serviço Nacional de Saúde realizou mais 4% de cirurgias em outubro deste ano do que no período homólogo de 2018.

Em termos de cidadãos sem médico de família, Marta Temido indicou que em 2019 há mais 6% de utentes com médico de família do que em 2015. 

«São mais cerca de 600 mil portugueses com médico de família, para além de 100 novas USF, de 80% de Agrupamentos de Centros de Saúde com respostas de saúde oral, de 78% com respostas de análises clínicas, de 65% com respostas de radiologia e de 60% com rastreios de saúde infantil», disse.

A Ministra lembrou também o aumento da atividade assistencial e o acréscimo de profissionais de saúde, dizendo que, em novembro deste ano, há mais 14 784 trabalhadores no SNS do que em finais de 2015.

«Sabemos que o SNS não é um sistema perfeito, mas não o queremos substituir por um sistema de seguro público. Queremos melhorá-lo», sublinhou.